Combined ShapePage 1Page 1Page 1Page 1Page 1icon-01briicon-03briicon-02briicon-emailGroup 5Group 9icon-keyPage 1Page 1ArtboardPage 1Group 14Shape CopyPage 1Page 1Page 1Ativo 1cardiomedArtboardGroupGroup 9

10 Dicas para manter a organização na cozinha

A cozinha é um dos ambientes da casa que acumula bagunça mais rápido, mas ao invés de se acostumar com isso, é importante criar hábitos diários de organização para facilitar o seu dia a dia. Com apenas 10 dicas, vamos mostrar que manter a organização pode otimizar o seu tempo e tornar tudo mais prático. Fazer aos poucos é melhor do que deixar tudo para um dia só!

Aproveita para começar um novo ano com novos hábitos de organização!

Nunca deixe para depois!

Tenha sempre em mente que o tempo de fazer é imediato, não deixe nada para depois por preguiça, afinal, acumular bagunça é sempre pior!

Essa é a primeira dica porque, sem dúvidas, é o primeiro passo para conseguir seguir uma rotina de organização! Nessas horas mudar o pensamento é sempre fundamental.

Sempre arrume depois do jantar

Se você mora sozinho, é mais fácil fazer com que a rotina de organização funcione, pois será um novo hábito só seu. Agora, compartilhar essa ideia com outras pessoas da casa pode ser um desafio!

Uma dica para tornar tudo mais fácil é criar a regra do “sujou, limpou”, além de ordenar funções, pode ser aquelas mais básicas de cada um lava o seu prato depois de jantar, até determinar um responsável pela organização a cada dia da semana.

Organização na cozinha

Faça um cardápio semanal

Fazer um cardápio semanal não é necessariamente uma dica de organização, mas pode otimizar o seu tempo. Não precisa necessariamente ser seguido à risca, mas vai te ajudar a não perder horas do dia pensando e planejando o que vai ser feito.

Além disso, possibilita que todos os ingredientes sejam comprados no início da semana, evitando ter que ir ao mercado várias vezes.

Eleja um dia da semana para cada atividade

Fazer aos poucos e manter a organização é melhor do que acumular e depois passar horas arrumando. Por isso, separe um dia da semana para cada função, por exemplo, tenha o dia de planejar o cardápio da semana, dia de ir ao mercado e organizar a dispensa, dia de organizar a geladeira, dia de tirar o lixo, etc.

Organização na cozinha

Fique de olho na geladeira

Todo mundo sabe que esquecer alimentos na geladeira é bem comum, por isso, esteja sempre atento! Uma vez por semana, retire os alimentos que devem ser jogados fora e aproveite para passar um paninho.

Organização na cozinha

A dica para facilitar essa função e evitar o esquecimento, é utilizar potes de vidro para guardar os alimentos, assim, estarão sempre visíveis.

Aproveite as divisórias e organizadores

Excesso de itens de cozinha e falta de armários para guardar é algo bem mais comum do que você imagina! Por isso, aproveite para incluir algumas divisórias a mais nos armários e gavetas, assim fica fácil organizar sem virar um “amontoado” de coisas.

Organização na cozinha

Tenha um bloco de notas na geladeira

Ter um bloco de notas com imã na geladeira ajuda a não esquecer das tarefas e até dos itens que estão faltando na cozinha. Sempre que lembrar, anote no bloco de notas, assim não tem desculpas de ir ao mercado e voltar com coisas faltando.

Não se esqueça da tampa de alimentos do micro-ondas

Tenha a tampa de alimentos como sua “melhor amiga” e não se esqueça dela sempre que levar alimentos ao micro-ondas! Isso evita excesso de sujeira e facilita a limpeza.

É importante adicionar o micro-ondas a sua rotina de limpeza, deixa-lo sem limpar por muito tempo pode acumular sujeira, o que colabora na proliferação de bactérias.

Eletrodomésticos limpos e no lugar!

O ideal é ter um espaço reservado apenas para os eletrodomésticos, mas não pense que esse lugar é para esconder a “bagunça”, pelo contrário, é para organizar a cozinha de vez!

Mas, é importante criar o hábito de limpar os eletrodomésticos depois da utilização, não apenas as peças utilizadas, como por exemplo, o copo do liquidificador, mas também a sua base, que pode acumular sujeirinhas durante o uso.

Produtos mais antigos sempre por primeiro!

Sempre que fizer compras, guarde os produtos mais antigos na frente e os recentes atrás. Isso evita que os produtos vençam, por ficar muito tempo no armário. Outra vantagem é que você não esquece dos produtos e alimentos que tem no armário.

Organização da cozinha

Apesar de parecer trabalhoso, seguir essas dicas torna tudo muito mais prático! Depois vira rotina e aí você nem percebe que está deixando tudo em ordem!

Tem mais alguma dica e quer compartilhar com a gente? Deixa um comentário aqui embaixo! 😉

 

Philco

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios *

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades, dicas e ofertas Philco.