Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?

Saiba quais características devem ser levadas em consideração para que você
adquira o ar-condicionado perfeito para a sua residência ou escritório.

Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente? Essa pergunta passa pela cabeça de muitos consumidores quando decidem colocar um aparelho como esse em suas vidas, proporcionando maior conforto e qualidade de vida.

Entretanto, basta navegar pelas lojas ou pelos sites dos fabricantes para constatar que, além de existirem dezenas de opções, há muitas especificações técnicas a serem consideradas, e com muitas delas o consumidor não está familiarizado. Para auxiliar nessa missão, preparamos um guia rápido com quatro dicas para você escolher o ar-condicionado ideal para qualquer ambiente.

1. Fique de olho nas BTUs

Todos os aparelhos de ar-condicionado precisam indicar qual é a potência que possui e essa indicação é feita por meio das BTUs. Quanto maior o número, maior a potência. Existe um cálculo bastante simples que pode ser feito para que você descubra qual é o ar-condicionado ideal para o seu ambiente.

Pense da seguinte forma: some 600 para cada metro quadrado do ambiente e mais 600 para cada pessoa que estiver nele. Se houver aparelhos que irradiem calor (como um fogão, uma geladeira, um forno micro-ondas, entre outros), some mais 600 para cada um deles. Por fim, se o local estiver exposto à luz solar, some mais 800.

Vamos a um exemplo para deixar isso mais claro. Suponha que a sua cozinha tem 20 metros quadrados. Dentro dela, há um fogão e uma geladeira, além de duas pessoas, em média. Nossa conta, portanto, fica assim:

BTUs = (20 x 600) + (2 x 600) + (2 x 600)
= 12.000 + 1.200 + 1200
= 14.400

Pelo nosso cálculo, seria preciso um aparelho de, pelo menos, 14.400 BTUs para dar conta de aquecer ou resfriar o ambiente com tranquilidade. Na Philco, você encontrará modelos que vão desde 7.500 BTUs até aqueles que chegam aos 53.300 BTUs.

2. Janela, portátil, split, minisplit ou splitão

Depois de escolher o modelo de ar-condicionado de acordo com a potência, é preciso ficar de olho nos tipos de aparelhos que existem. Os do tipo “Janela” são os mais comuns e o que eles fazem é retirar o ar quente do ambiente e jogar para fora. São recomendados para ambientes pequenos, fáceis de serem instalados, porém são ruidosos.

Já o ar-condicionado “Portátil” também é indicado para ambientes pequenos, mas esses modelos consomem mais energia. O funcionamento é muito similar aos modelos de janela e eles são indicados para aqueles que não podem fazer mudanças estruturais em ambientes.

Os modelos do tipo “Split” são mais potentes e podem chegar até a 80.000 BTUs, sendo indicados para áreas maiores. Eles funcionam de maneira mais eficiente em ambientes vedados e são ideais para qualquer tipo de condição climática. Eles podem ainda ser do tipo minisplit (pequenos) ou splitão (grandes).

3. Procure modelos mais econômicos

A compra de um modelo de ar-condicionado não deve levar em consideração apenas o preço final do produto, isso significa que nem sempre comprar aquele que é mais barato resolverá o seu problema. Pode ser que o aparelho em questão seja menos econômico do que outro mais caro e, em médio e longo prazo, seus custos serão maiores.

Nessas circunstâncias, é preciso levar em consideração quais são os modelos que consomem menos energia. Aqueles que contam com a tecnologia Inverter, por exemplo, podem consumir até 60% menos se comparados aos modelos tradicionais. Portanto, fique de olho também nessa característica. O selo do Procel é um indicativo de eficiência nesse quesito.

A Philco oferece 4 linhas de aparelhos com características específicas para necessidades diferentes. Conheça cada uma delas!

4. Fique de olho na voltagem

Todos os modelos do tipo split hi-wall são 220V. Sua residência é compatível com a instalação de um equipamento como esse? Se não for, então você precisará incluir no orçamento os serviços de um eletricista, caso as suas instalações elétricas sejam do tipo bifásica. Já em locais em que a instalação é monofásica, é preciso entrar em contato com a operadora de energia e solicitar a mudança.

Porém, cheque todas essas informações antes. Não há nada mais decepcionante do que comprar um equipamento como esse e depois descobrir que ele não é compatível com o seu ambiente.

Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?
LEIA MAIS
O que é ar-condicionado Inverter? Entenda como funciona essa tecnologia
LEIA MAIS
O que é BTU do ar-condicionado e para que serve?

LEIA MAIS
Passo a passo: como limpar o filtro do ar-condicionado Philco
LEIA MAIS

Com uma tradição reconhecida que vem desde 1892, quando atuava no Estados Unidos com o nome de Philadelphia Storage Battery Company, a Philco faz parte do rádio e da televisão no Brasil, sendo uma das pioneiras na disponibilização e fabricação destes produtos. Demonstrando liderança, seguiu com a fabricação de diversos produtos de alta qualidade conquistando os consumidores brasileiros.

A Philco não para de surpreender. Você encontra em nossa loja online o melhor em TVs, eletrodomésticos, equipamentos de informática e produtos para cuidados pessoais, com o padrão que só nós temos. Aproveite a qualidade dos nossos produtos e compre totalmente online.

Tem coisas que só a Philco faz pra você.

VOLTAR AO TOPO