ar-condicionado

Casa e Cozinha

O que é BTU e como escolher ar-condicionado com base nessa medida?

Camila Gaiovis

Publicado em 11.03.2021

Na hora de escolher um ar-condicionado muitos fatores devem ser levados em conta. Tais como: potência, classificação energética, entre outros. E uma das características mais importantes na hora de comprar um bom ar-condicionado é a quantidade de BTUs. Mas o que significa essa sigla e como ela pode ajudar no momento de escolher o ar-condicionado ideal para sua necessidade?

O que significa a sigla BTU

A sigla BTU vem do inglês British Termal Unit e significa, em tradução literal, Unidade Térmica Britânica. É a unidade de medida utilizada para mensurar a potência que um ar-condicionado tem de refrigerar um determinado ambiente.

Em outras palavras, é a energia necessária para atingir uma temperatura específica, ou seja, a quantidade de calor ou frio suficiente para climatizar um cômodo.

Portanto, podemos concluir que quanto mais BTUs um aparelho tiver, mais potente ele será. Por exemplo: um ar-condicionado com 12.000 BTUs é mais potente do que um com 9.000 BTUs; um ar-condicionado com 24.000 BTUs é mais potente do que um com 12.000 BTUs, e assim por diante.

A quantidade ideal de BTUs para cada situação é influenciada pelo tamanho do ambiente onde o ar-condicionado será instalado, a quantidade de pessoas no local, o número de janelas e o total de aparelhos eletrônicos irradiando calor no ambiente. Esses e outros fatores vão determinar a potência mínima que o ar-condicionado deve ter para climatizar o ambiente na temperatura certa.

Como calcular a quantidade de BTUs necessária?

A quantidade certa de BTUs vai depender da necessidade e das especificidades de cada ambiente. Como citado acima, diversos fatores que influenciam a potência que seu ar-condicionado precisará ter para climatizar de maneira adequada o ambiente.

✅ Tamanho do cômodo em m²;

✅ Número de janelas no ambiente;

✅ Total de pessoal que utilizam o local;

✅ Número de equipamentos que geram calor, como: geladeiras, televisores, computadores, lâmpadas, entre outros;

✅ Incidência solar: o ambiente possui muita incidência solar? Em qual período costuma estar exposto a luz solar: manhã, tarde ou ambos?

Para saber a quantidade necessária de BTUs para o seu ambiente, você precisa somar 600 BTUs cada metro quadrado, mais 600 BTUs para cada pessoa que irá ocupar o ambiente, mais 600 BTUs para cada aparelho irradiando calor (televisão, geladeira, lâmpada etc.), mais 800 BTUs caso haja exposição à luz solar.

Muito complexo? Calma! Não precisa quebrar a cabeça, para calcular a potência que seu ar-condicionado precisa ter basta usar a calculadora de BTUs da Philco.

Por que é importante saber a quantidade certa de BTUs?

Calcular a quantidade ideal de BTUs para o seu ar-condicionado é importante para poder escolher o aparelho ideal para sua necessidade.

Um ar-condicionado com BTUs abaixo da sua necessidade pode acarretar desgaste excessivo do equipamento, o que pode fazer com que seu aparelho necessite de manutenção, e até falha no desempenho.

Portanto a recomendação é sempre adquirir um ar-condicionado com potência maior do que a mínima necessária para o ambiente em que será instalado.

Linha de ar-condicionado Philco: a climatização certa para o seu ambiente

A linha de ar-condicionado Philco possui um aparelho com a quantidade de BTUs ideal para a sua necessidade. Além disso, os aparelhos ar-condicionado Philco possuem o sistema Eco-Inverter, que garante uma temperatura estável e economia de energia.

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *