O que é BTU do ar-condicionado e para que serve?

Entender o significado dessa sigla faz com que você tenha melhores condições de escolher um modelo mais adequado para o seu ambiente.

Se você alguma vez pesquisou preços e especificações técnicas de um ar-condicionado, certamente já deve ter se deparado com a sigla “BTU”. Você sabe dizer o que é BTU e para que ela serve?

A seguir, vamos compreender o significado por trás dessa importante unidade de medida e entender como conhecê-la é essencial para que você possa escolher o modelo de ar-condicionado mais adequado para a sua residência ou para o ambiente de trabalho. Pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto?

O que é BTU?

A sigla BTU é uma unidade de medida destinada a mensurar a potência de refrigeração de um ar-condicionado. BTU significa, em inglês, British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica, em tradução direta). Todos os aparelhos de ar-condicionado precisam indicar qual é a potência que possuem e essa indicação é feita por meio das BTUs. Quanto maior o número, maior a potência. Simples assim.

O termo começou a ser utilizado ainda no século XIX, quando muitos engenheiros buscavam expressar em suas publicações o quão potente um determinado equipamento poderia ser. Entre 1851 e 1897, há registros de várias expressões utilizadas para designar essa mesma grandeza. Contudo, foi somente em 1897 que esse termo foi formalmente aceito.

Por que é importante conhecer essa unidade de medida?

Se BTU é uma unidade de potência, e quanto maior o número de BTUs, maior a potência, então é só escolher o aparelho com mais BTUs que tudo estará resolvido, certo? Não é bem assim. É preciso compreender que deve haver um equilíbrio entre o número de BTUs e o tamanho do cômodo em que o produto será utilizado.

Um exemplo: Se for colocado um aparelho de ar-condicionado com poucas BTUs em um ambiente muito grande, certamente não conseguirá dar conta do recado — seja na hora de aquecer ou de resfriar o cômodo em questão. Além disso, por ter potência de menos, ele fará um esforço acima da sua capacidade de forma contínua, o que diminuirá a vida útil do produto.

Por outro lado, um aparelho com muitas BTUs colocado em um ambiente pequeno pode representar um alto consumo de energia sem que haja necessidade. Em outras palavras, não basta apenas ver o número de BTUs estampado nas especificações técnicas, também é preciso levar em consideração, onde o produto em questão será instalado antes que você faça a sua escolha.

Como calcular os BTUs para escolher um ar-condicionado?

Existe um cálculo bastante simples que pode ser feito para que você descubra qual é o ar-condicionado ideal para o seu ambiente.

Pense da seguinte forma: some 600 para cada metro quadrado do ambiente e mais 600 para cada pessoa que estiver nele. Se houver aparelhos que irradiem calor (como um fogão, uma geladeira, um forno micro-ondas, entre outros), some mais 600 para cada um deles. Por fim, se o local estiver exposto à luz solar, some mais 800.

Vamos a um exemplo para deixar isso mais claro. Suponha que sua cozinha tem 20 metros quadrados. Dentro dela, há um fogão e uma geladeira, além de duas pessoas, em média. Nossa conta, portanto, fica assim:

BTUs = (20 x 600) + (2 x 600) + (2 x 600)
= 12.000 + 1.200 + 1200
= 14.400

Pelo nosso cálculo, seria preciso um aparelho de, pelo menos, 14.400 BTUs, para dar conta de aquecer ou resfriar o ambiente com tranquilidade. Na Philco, você encontrará modelos que vão desde 7.500 BTUs até aqueles que chegam aos 59.000 BTUs.

Pronto, agora que você já sabe de tudo isso, ficou muito mais fácil escolher um modelo de ar-condicionado que se adeque ao seu ambiente e que não represente um gasto desnecessário de dinheiro. Utilize a nossa calculadora para encontrar o modelo ideal ao seu ambiente.

Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?
LEIA MAIS
O que é ar-condicionado Inverter? Entenda como funciona essa tecnologia
LEIA MAIS
O que é BTU do ar-condicionado e para que serve?

LEIA MAIS
Passo a passo: como limpar o filtro do ar-condicionado Philco
LEIA MAIS

Com uma tradição reconhecida que vem desde 1892, quando atuava no Estados Unidos com o nome de Philadelphia Storage Battery Company, a Philco faz parte do rádio e da televisão no Brasil, sendo uma das pioneiras na disponibilização e fabricação destes produtos. Demonstrando liderança, seguiu com a fabricação de diversos produtos de alta qualidade conquistando os consumidores brasileiros.

A Philco não para de surpreender. Você encontra em nossa loja online o melhor em TVs, eletrodomésticos, equipamentos de informática e produtos para cuidados pessoais, com o padrão que só nós temos. Aproveite a qualidade dos nossos produtos e compre totalmente online.

Tem coisas que só a Philco faz pra você.

VOLTAR AO TOPO