Combined ShapePage 1Page 1Page 1Page 1Page 1icon-01briicon-03briicon-02briicon-emailGroup 5Group 9icon-keyPage 1Page 1ArtboardPage 1Group 14Shape CopyPage 1Page 1Page 1Ativo 1cardiomedArtboardGroupGroup 9

Coifa ou Depurador: qual o melhor pra mim?

Cozinhas planejadas exigem atenção redobrada na escolha dos equipamentos que estarão presentes no ambiente. Não só pelo tamanho dos objetos, para que o encaixe seja correto, mas também para que seja o melhor e mais eficiente de acordo com a necessidade. Para sua cozinha, qual é melhor coifa ou depurador? Por mais parecidos que sejam, eles são projetados para necessidades totalmente diferentes. Você sabe qual a diferença? Não? Então aproveite, pois nesse texto explicamos tudo que você precisa saber sobre coifas e depuradores.

Primeira informação importante é saber é quais as funções básicas de cada um. Para ficar mais fácil a compreensão, utilizaremos três critérios para essa diferenciação: Funcionalidade, Potência e Custo. Vamos lá:

O que é Coifa?

Coifa Philco

Coifa é um aparelho empregado na cozinha para extrair odores, vapores e gordura gerados durante o cozimento dos alimentos. Tem como objetivo manter o ambiente agradável e evitar que objetos e manchas apareçam nos móveis. Ela trabalha através de dois sistemas de funcionamento: exaustão e depuração.

Para utilizar no modo exaustão, você deverá realizar a instalação semelhante a de um ar condicionado para a coifa, pois dependerá de uma abertura na parede para que os odores e gordura sejam dispersados no ambiente externo. Se for projetada para o modo depuração não é necessário o buraco na parede, mas para que o ar seja purificado, um filtro de alumínio e carvão ativado. Esse ar retorna para o ambiente original, no caso, a cozinha. Resumindo, é possível utilizar uma coifa como depurador.

Mesmo que seja possível utilizar a coifa no modo depurador, se a escolha for por esse equipamento, o ideal é a instalação para utilização no modo exaustão. Como a ideia é original é eliminar os odores, a utilização de filtro irá implicar no menor desempenho e muito mais ruído durante o funcionamento do aparelho. Além disso, o filtro deve ser trocado a cada 4 meses, acarretando em novos custos

Por último, a indicação de distância entre o fogão e a coifa é de 65cm a 75cm.

O que depurador?

Depurador Philco

O depurador, como o próprio nome diz, executa apenas a função de depuração do ar. Por isso ele tem menos potência que a coifa, o que implica na sua capacidade de filtragem de gordura e odores, que é menor que de sua concorrente. Além disso, por não trocar o ar de ambiente, sua cozinha permanecerá quente. Claro, ele é uma opção muito mais barata.

Uma de suas desvantagens é a recorrente limpeza, já que o filtro acumula grande quantidade de resíduos de gordura. Se você não pode abrir sua parede para a instalação de uma coifa, o depurador se torna uma ótima opção.

Tipos de coifa

As coifas se apresentam em 5 formatos diferentes: de parede, inclinada, de ilha, suspensa e de embutir. As duas primeiras são instaladas alinhadas a parede da cozinha. Os modelos “de ilha” e “suspenso” ficam centralizadas e exigem uma instalação mais complexa. Por último modelo, de embutir, fica anexado aos móveis da sua cozinha.

Vazão da coifa

Uma informação muito importante a respeito de coifas é sua capacidade de vazão. O ar precisa ser trocado, para que a coifa tenha efetividade, ao menos 12 vezes o ar. Para descobrir a vazão exigida pelo ambiente é necessário saber a metragem do local. O primeiro passo é saber a área do local, que deve ser calculado através da seguinte fórmula: larguraXcomprimentoXaltura. Depois de realizada essa conta, o resultado deverá ser multiplicado por 12.

Por exemplo:

Em uma cozinha de 5m X 4m, com pé direito de 2,7 m, o cálculo será:

5 x 4 x 2,7 = 54m³

54 x 12 = 648 m³/h

Ou seja, a coifa necessita de 648 m³/h de vazão para atender essa cozinha.

Agora que você sabe tudo sobre coifas e depuradores, você pode escolher com tranquilidade o melhor para sua cozinha e fazer do seu projeto um sucesso!

Philco

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios *

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades, dicas e ofertas Philco.