Ferramentas

Furadeira

Furadeira: dicas que facilitam o uso da ferramenta

admin_philco

Publicado em 07.21.2022

Você sabe usar uma furadeira ou é daqueles que se batem para manusear essa ferramenta? Ela é muito mais fácil do que parece e alguns dicas que vamos apresentar hoje deixam seu uso ainda mais prático e fácil, seja você um especialista ou novato no assunto furadeira.

1. Escolha a Broca certa para

As brocas da furadeira são divididas em três tipos: metal, alvenaria e madeira. Elas tem especificações diferentes e só são efetivas se utilizadas na superfície correta. As brocas para madeira, em geral, tem a ponta fina, mas podem se apresentar com três pontas, sendo a central a que indica o centro do furo. Brocas helicoidais (semelhantes à hélices) são mais indicadas para furar metais. Por último, mas não menos importante, as brocas de vídea, que tem a cabeça cega e triangular, perfuram facilmente concreto e tijolos, se utilizadas na função martelete.

Para você não passar perrengue, a Furadeira Philco PFU01MF vem com uma maleta que além de facilitar o transporte conta com um conjunto de 5 brocas para alvenaria e madeira, que são perfeitas para as suas necessidades cotidianas, além de outros acessórios, como martelo, chaves philips e de fenda e uma trena.

2. Colocar a broca corretamente é metade do processo

Se sua furadeira é de tomada, é importante desligar o aparelho da tomada para evitar acidentes. Para inserir a broca basta girar o mandril, base onde ela fica presa, para abrir as garras onde a broca será presa e encaixar a broca até o fundo.

É importante girar o mandril no sentido contrário até que a broca fique fixa. Para realizar o travamento é importante utiliza a chave de mandril, em formato de T com uma ponta “dentada”, para evitar que a broca se solte durante o trabalho.

3. Faça um teste antes de começar pra valer

Agora sim, com a furadeira ligada na tomada, deixa deitada em uma superfície lisa ligue-a para verificar e está tudo certo. A broca precisa estar girando reta, sem trepidações ou vibrações laterais. Se você perceber algum movimento diferente do indicado, a broca não está presa corretamente. Assim, volte para o passo 2 e encaixe a broca novamente.

Durante o teste você não precisa de toda a potência, pois é apenas um teste. Para isso, utilize a Furadeira Philco PFU01 que conta com speed control. Você pode regular cinco opções de velocidade para o giro do motor, que iré garantir precisão em todos os furos.

4. Existe um jeito certo de segurar

Com a mão que você efetua mais atividades você deve segurar a furadeira pela empunhadura onde fica o gatilho. Essa mão é responsável por ativar o motor através do gatilho. A outra mão servirá como apoio e guia a furadeira. Segure-a com a mão em formato de “U”. Se o furo for realizado em metal ou concreto, que são mais resistentes, você precisará fazer um pouco de força na direção da broca para facilitar o furo.

A Furadeira PFU02 Philco facilita muito seu trabalho nesse quesito. Na sua maleta você encontra uma empunhadura que pode ser encaixada na parte frontal da furadeira. Ela tem revestimento em gel e, além de deixar sua mão mais longe da área de furo, garante muito mais firmeza na empunhadura.

Além disso, aqui vai uma dica extra: equipamentos de segurança. Se possível, sempre que for utilizar a sua furadeira utilize luva, que aumenta a firmeza na empunhadura, máscara para contar o pó, protetor auricular e óculos de proteção, para evitar acidentes com pó ou mesmo lascas ou parfas que podem se soltar durante a perfuração.

5. Defina o local do furo

Assim que selecionar o local do furo, faça uma marcação com broca para facilitar o encaixe na parede e o furo. O ideal é começar a furar com o modo de impacto desligado e depois mudar para o modo martelete, para finalizar o o furo.

Por fim, nossa indicação para facilitar a retirada da broca da parede é a Furadeira Philco PFU01M com Reversão. O movimento reverso da broca faz com que ela não trave na parede e evite desgastes no furo.

Só a prática garante a perfeição, pois isso, não fique triste se não ficar perfeito na primeira vez que utilizar a furadeira. Conforme você se acostuma com o produto, tudo fica mais fácil e logo você poderá fazer suas pequenas reformas sozinho.

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.