Casa e Cozinha

Cozinha

Forno

Você sabe porquê é importante pré-aquecer o forno?

Nayara

Publicado em 07.23.2021

Todas as receitas de bolos e tortas e tudo mais que é preparado no forno sempre tem a indicação de “pré-aquecer o forno” antes de iniciar o preparo dos alimentos. Você sabe por que devemos fazer isso? Hoje nós vamos te apresentar os principais motivos para você nunca esquecer de aquecer o forno antes de preparar suas receitas.

O primeiro motivo é garantir que o forno esteja na temperatura certa para o preparo. Cada forno aquece de uma maneira diferente e tem um tempo mínimo para atingir uma temperatura constante. Se você colocar os alimentos do forno com ele frio, eles vão roubar do calor do forno e atrapalhe o processo de cozimento.

Pãos, bolos e massas

Para massas, como pães, bolos e tortas que levam fermento precisam de um choque térmico para que o fermento seja ativado e garanta que a massa tenha o crescimento correto. além disso, a farinha presente na receita, precisa desse choque para reagir com os outros ingredientes e prender as moléculas de oxigênio na massa, que garantem a fofura e leveza da massa. Os alimentos que perdem o ar ficam duros e secos.

Carnes

Se você vai preparar carnes mais macias, vai precisar de menos tempo de cozimento e temperaturas mais altas. Esses tipos de carnes precisam ficar suculentas e com uma crosta dourada. Para que esse seja o ponto atingido, você precisa pré-aquecer o forno.

Se você colocar a carne fria no forno frio, até que se atinja a temperatura certa, o cozimento da carne já se iniciou e ela irá perder umidade, deixando a carne dura e muito passada.

Cortes mais duros tem mais colágeno e gordura, que exigem temperaturas mais baixas e e cozimento mais lento. Você pode tratar esse tipo como a única exceção à regra

Vegetais

Os vegetais exigem técnicas parecidas com as carnes. Você vai querer que eles fiquem com uma crosta crocante, sequinha e interior macio. No forno frio eles vão só cozinhar e amolecer, enquanto no forno quente eles vão assar e atingir o ponto certo.

É uma regra geral, mas para o vegetais é muito importante que você siga a receita à risca, para evitar surpresas.

O forno certo

Ter um forno de qualidade ajuda muito a garantir os melhores resultados. Na Philco você encontra fornos elétricos para todos os tipos de cozinhas e necessidades. De modelos compactos que cabem em qualquer cozinha, como o Forno Elétrico PFE25S, com capacidade total de 25 litros, e o sofisticado e robusto Forno Elétrico Duo PFE45I, com porta dupla e 45L de capacidade total, para você preparar grande receitas. O mias legal é que, indiferente do tamanho, eles tem muita potência e aquecem rapidamente, para que suas receitas fiquem perfeitas.

Gostou dessas dicas? Então fique ligado no nosso blog para receber mais novidades, dicas e promoções.

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *