A grande verdade é que as crianças adoram copiar os pais, até quando o assunto são atividades domésticas. Sempre pegam o rodo, um paninho e levam tudo como brincadeira e com muita diversão! Mas a gente sabe bem que existe uma idade ideal para que a criança possa executar cada tipo de atividade e que muitas vezes, pular essas etapas pode se tornar até mesmo perigoso, aumentando o risco de acidentes.
É por isso que hoje separamos algumas recomendações de atividades que as crianças podem começar a fazer com cada idade. É importante ressaltar que isso é válido para que a criança crie responsabilidades, mas que essas atividades não devem tomar o tempo de diversão, criatividade e estudos.
Além disso, é fundamental que toda atividade seja feita com supervisão e companhia dos pais, para que não se torne uma obrigação e sim uma atividade prazerosa que vai somar pequenos aprendizados. Então vem conferir!
2 anos
Nessa idade as crianças adoram brincar e espalhar brinquedos pela casa toda, e isso sem dúvidas faz parte do desenvolvimento e criatividade dos pequenos. Mas, a melhor forma de começar a introduzir pequenos afazeres, é sentar-se ao lado do seu filho e mostrar como guardar os brinquedos no lugar, seja um baú ou caixa organizadora. Aos poucos ele vai entendendo a organização e guardar os brinquedos torna-se parte da rotina.
4 anos
Nessa idade as crianças já estão na escolinha e o aprendizado torna-se constante. Para incentivá-los ainda mais, a ideia é dar a ele a função de arrumar a mochila da escola. Com a supervisão dos pais dizendo o que é ou não necessário para o dia seguinte.
6 anos
Nessa fase é importante que além da responsabilidade, a criança tenha noção de cuidado. Por isso, dar a eles a função de regar as plantas e flores pode ser uma boa ideia. É possível utilizar o próprio regador de brinquedo, com um pouquinho de água, para que não fique pesado. E assim ele vai regando as pequenas plantinhas da casa e entendendo a importância do cuidado com a natureza.
8 anos
Com essa idade, a criança já possuí habilidades suficientes para executar funções mais específicas. Como por exemplo, tirar o pó de lugares baixos e também, arrumar e desocupar a mesa das refeições. Mas é claro, mantendo a supervisão dos pais, nada de deixar as crianças levarem panelas até a mesa, afinal, estamos falando de pratos, copos e talheres.
11 anos
A partir dessa idade as crianças já conseguem executar diversas funções, como por exemplo, passar aspirador de pó no sofá, que é uma função bem prática, rápida e fácil! Mas é bem importante que para executar essa função o aspirador de pó atenda as especificações de uma criança, sendo leve e de fácil manuseio.
A Philco tem algumas opções que atendem essas especificações, mas que além de possibilitar que as vezes a criança utilize o aspirador de pó, também é perfeito para que os adultos utilizem com frequência, para aspirar o carro, tapetes, etc.
Se tiver alguma dúvida sobre as atividades que as crianças podem fazer com cada idade, é só deixar um comentário aqui embaixo!