Combined ShapePage 1Page 1Page 1Page 1Page 1icon-01briicon-03briicon-02briicon-emailGroup 5Group 9icon-keyPage 1Page 1ArtboardPage 1Group 14Shape CopyPage 1Page 1Page 1Ativo 1cardiomedArtboardGroupGroup 9

O que é o sistema Ginga?

Melhorar a interação do usuário com a TV via controle remoto. Essa é a principal proposta do sistema Ginga, presente em várias TVs da Philco. A ideia é que ele funcione como um auxiliar, permitindo que o espectador tenha acesso a informações adicionais sobre a programação enquanto assiste a outros canais.

Para entendermos um pouco melhor o seu funcionamento e vermos de que maneira essa tecnologia é capaz de tornar o nosso dia a dia mais prático, vamos conhecer alguns detalhes desse sistema que hoje já uma realidade nos lares brasileiros.

Ginga: o intermediário informativo

Ginga é o nome de um sistema considerado um middleware, ou seja, um intermediário que funciona integrado ao sintonizador de TV Digital. A ideia é que ele possa proporcionar ao espectador maior interatividade, permitindo, por exemplo, a leitura de sinopses de programas específicos ou a visualização da grade de atrações.

Em outras palavras, essa camada de software intermediária funciona entre os aplicativos e o sistema operacional da TV. Ele usa a leitura dos dados que recebe e transforma-os em textos que podem ser lidos pelos espectadores. Sabe quando você muda de canal e não sabe que programa é aquele? O Ginga é o responsável por exibir na tela o nome do programa em questão.

Padrão nacional

O Ginga é um padrão considerado obrigatório para todos os aparelhos de TV fabricados após 2013. Suas especificações de software foram desenvolvidas por pesquisadores da PUC-Rio e da Universidade Federal da Paraíba. Para que tudo funcione bem, as emissoras precisam emitir essas informações por meio do sinal digital.

Um dos aspectos interessantes é que o sistema Ginga consegue obter esses dados de programação mesmo que a sua TV não esteja conectada à internet. Por conta disso, essa é uma característica que não se restringe às Smart TVs. Por outro lado, as informações recebidas acabam se tornando uma via de mão única, já que se não há internet não há como enviar respostas de volta.

Compre sua TV com Ginga

Todos os modelos de TV vendidos no Brasil e que contam com a tecnologia Ginga vêm com um selo de identificação. Tudo o que você precisa ver é se na caixa do produto há o selo com a sigla DTVi. Essa indicação demonstra que a TV possui conversor integrado para o sinal de TV Digital e também permite a interatividade por meio do Ginga.

É bem simples de entender, não é mesmo? Esse é mais um recurso interessante para tornar a sua experiência com as TVs Philco ainda melhor.

Philco

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios *

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades, dicas e ofertas Philco.