Combined ShapePage 1Page 1Page 1Page 1Page 1icon-01briicon-03briicon-02briicon-emailGroup 5Group 9icon-keyPage 1Page 1ArtboardPage 1Group 14Shape CopyPage 1Page 1Page 1Ativo 1cardiomedArtboardGroupGroup 9

O que são pixels? Como devo avaliar os pixels quando for comprar uma TV?

Não importa o modelo de TV que você escolha, uma das especificações técnicas que virá com destaque na caixa do produto é a sua resolução. Em linhas gerais, temos as TVs, HD, Full HD e as 4K. Essas siglas dizem respeito à quantidade de pixels que elas apresentam na hora de forma uma imagem. Mas você sabe exatamente o que são os pixels?

Linhas de resolução

Pense na tela da sua TV como um caderno quadriculado de Matemática. Quando a imagem se forma na tela, cada um dos quadradinhos exibe uma cor diferente, formando uma espécie de mosaico. Você pode ver de perto como isso funciona na sua TV: basta chega o mais perto possível da tela que você verá os quadradinhos.

Acontece que, para que a experiência seja a melhor possível, a ideia é que você veja o mínimo possível desses quadradinhos. Cada um deles recebe o nome de pixels e a imagem de uma TV é composta por centenas deles. Quanto maior for a resolução da TV, maior é o número de pixels, o que significa que os quadradinhos serão cada vez menores.

Resoluções: HD, Full HD e 4K (Ultra HD)

Quando você for comprar um aparelho de TV, seja ele LCD, LED, OLED ou Plasma, o item que vai definir a qualidade da imagem que será exibida é a resolução. Em linhas gerais, as resoluções mais comuns que você vai encontrar em TVs são as seguintes:

  • HD – 1280 pixels x 720 pixels
  • Full HD – 1920 pixels x 1080 pixels
  • Ultra HD (4K) – 3840 pixels x 2160 pixels

Cada número tem um significado. Vamos tomar como exemplo uma TV Full HD. Isso significa que ela tem 1920 colunas de pixels, divididas em 1080 linhas. E com relação a isso, não importa o tamanho da tela da sua TV: basta multiplicar um número pelo outro para que você tenha o total de quadradinhos que compõem a sua tela. No caso das telas Full HD, são 2.073.600 pontos para formar uma imagem.

E qual TV eu devo escolher?

Pense da seguinte forma: se o número de quadradinhos não muda, independentemente do tamanho da tela de TV, quanto maior for a tela, maiores serão os seus pixels, certo? Assim, a regra que costuma se utilizar é a de que as TVs com telas menores de 32 polegadas podem ser HD, as telas acima de 42 polegadas podem ser Full HD e as telas acima de 55 polegadas podem ser 4K.

Claro, essa não é uma regra. Você pode escolher a resolução que for mais conveniente para o seu bolso e para as suas necessidades. Entretanto, pense sempre que quanto maior for a resolução, melhor será a qualidade final da imagem. Bem simples de entender, não é mesmo?

Philco

Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios *

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades, dicas e ofertas Philco.