Refrigeração

Como conservar verduras e legumes no refrigerador

admin_philco

Publicado em 07.21.2022

Você sabe a melhor maneira de armazenar verduras, frutas e legumes no refrigerador? O quê e onde guardar? Se é na gaveta ou nas prateleiras? Não? então esse texto é pra você! Hoje nós vamos dar dicas para você armazenar da melhor forma e garantir que eles vão durar mais e manter sua textura e sabor. Vamos lá!

Não lave antes de guardar

Por mais estranho que pareça, lavar os alimentos antes de guardar nem sempre é a melhor ideia. É mais interessante que você guarde os alimentos “in natura”. Pois, ao lavar os alimentos, eles perdem suas defesas naturais e, também por entrarem em contato com as bactérias da água, acabam estragando mais rápido.

Separe os alimentos

Por mais tentador que pareça, não é indicado guardar alimentos em conjunto. Pois, o principal motivo de chama: etileno. O etileno é um gás liberado pro algumas frutas que acaba acelerando o amadurecimento dos outros alimentos que estão em contato com eles. Alguns exemplos de frutas que liberam esse ás são: banana, maçã, melão, tomate, mamão, abacate, manga, pimentão, abacaxi, pera, uvas e figos.

Então, evite manter esses alimentos próximos daqueles que não emitem o gás, como batatas, folhas, cenouras, aspargos, brócolis e pepino. Uma vez que esses últimos amadurecerão mais rápido e, por consequência, estragarão mais rápido.

Congele para preservar

Se você foi ao mercado ou à feira e comprou uma grande quantidade de verduras e frutas, verifique o que vai consumir mais rápido e congele o restante. Apenas vegetais que são consumidos crus, como as folhosas, pepino, abobrinha e afins, não podem ser congeladas, as outras podem ir ao freezer.

Você pode congelar frutas inteiras, como as frutas vermelhas, banana e uva, ou em polpa. Além disso, as frutas congeladas mantém seus nutrientes e sabor como se estivessem frescas.

Para os legumes, o mais indicado é o cozimento antes de congelar. Alimentos que crescem “debaixo da terra” cozinhe eles começando com a água fria, até que atinjam o ponto “al dente” ou “pré-cozidas”. Alimentos que crescem sobre a terra, no entanto, como brócolis e couve flor, você deve cozinhar por 4 minutos em água fervente. Em seguida, tire-os da água e coloque em uma tigela com água gelada.

Respeite o tempo dos alimentos

Além de armazenar da maneira certa, você deve lembrar que os alimentos tem um prazo de validade muito específico, não apenas para manter condições de consumo, mas também para que você aproveite os nutrientes do alimento ao máximo. Segundo dados da ONG Banco de alimentos, esses são os prazos de validade dos alimentos frescos:

  • Carnes (bovinas, suínas e aves): 72 horas, a uma temperatura máxima de 4°C
  • Frutas, verduras e legumes sensíveis: 72 horas, a uma temperatura máxima de 10°C
  • Outras frutas e legumes crus na gaveta: 1 semana, a uma temperatura máxima de 10°C
  • Ovos: 2 semanas, a uma temperatura máxima de 10°C
  • Leites e queijos: 72 horas, a uma temperatura máxima de 10°C

Utilize um refrigerador Philco

Os refrigeradores Philco são do tipo side by side, que coloca freezer e refrigerador lado a lado, para que o espaço seja melhor aproveitado e valorize sua grande capacidade. Além disso, as gavetas específicas para o legumes e verduras, suas prateleiras de vidro são reguláveis, elas contam com com prateleiras nas portas e porta-ovos. O que garante a conservação perfeita dos alimentos é a tecnologia Multi Flow: ela distribui de maneira uniforme a temperatura em todo o refrigerador, para que todos os alimentos sejam resfriados igualmente.

Hoje você encontra dois modelos de refrigeradores Philco: o Side by Side PRF520DIP e o PRF600I. O primeiro é um duas portes incrível, disponível nas cores prata e preto, que valorizam o estilo da sua cozinha e garantem a melhor conservação dos alimentos. O segundo é mais que um refrigerador, é praticamente um sonho! Além de quatro portas, ele é Inverse Plus: o freezer fica na parte inferior e a o refrigerador na superior. Além de facilitar o acesso aos alimentos do dia a dia, o freezer é dividido em duas partes, para que os alimentos sejam conservados separados e adequadamente.

Ambos tem display digital para controle da temperatura e design moderno que valorizam a sua cozinha.

Conservar os alimentos de maneira correta é importante para que a sua alimentação e também para evitar desperdícios. Então, fique ligado para mais dicas para o seu dia a dia sobre alimentação, cuidados pessoais, receitas e muito mais.

Para mais conteúdos acesse nosso Blog!

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.