TV
LCD, LED, OLED, QLED e MicroLED: qual a diferença?
Para quem não é da área, é muito difícil saber o que significam essas letrinhas. As Smart TVs possuem diferentes configurações de funcionalidades e telas que podem ser de LCD, LED, OLED, QLED e MicroLED. Cada um desses tipos de tela tem características diferentes e trarão resultados diferentes para a sua casa.
Para que você entenda as diferenças entre modelos de tela, suas vantagens e desvantagens para acertar na hora da compra. Claro, você deve lembrar que maior qualidade de tela implica diretamente em preço mais alto. Cada um desses tipos de display funciona de forma diferente e hoje você vai aprender o básico sobre cada um deles.
LCD
LCD é a sigla em inglês para Liquid Crystal Display, que ficou conhecida no Brasil como “Cristal Líquido”. Seu funcionamento, de maneira simples, é através de pequenos cristais em seu interior que são controlados eletricamente entre duas lâminas transparentes (que servem como filtros polarizadores).
Essa painel de cristais de líquidos recebe iluminação por trás (chamado backlight) por uma lâmpada fluorescente. Essa luz branca que vem da traseira da TV ilumina as cálulas de cores primárias (verde, vermelho e azul, que recebem o nome de RGB) e criam a imagem que você vê.
Esse tipo de tela tem basicamente dois problemas: variação de cores e tons de preto. O primeiro problema é causado pela falta de capacidade do LCD de reproduzir um grande espectro de cores. O segundo por quê o cristal precisaria bloquear toda a luz emitida pelo backlight para gerar um tom de preto real, ficando sempre num tom mais próximo do cinza. Esses problemas na geração das cores também acarretam em distorções de cor caso você não esteja exatamente na frente da TV.
LED
OLED
De maneira simples, OLED (em inglês Organic Light Emitting Diode) é a evolução do LED, pois é um diodo orgânico que altera boa parte do sistema de funcionamento do aparelho de TV.
Por conta desse novo tipo de tecnologia, a iluminação traseira não é geral, como no sistema de backlight e sim iluminação individual para seus pixels. Nesse sistema eles se acendem quando uma corrente elétrica passa por eles. Ou seja, eles tem emissão de luz própria sem a necessidade de uma luz traseira.
Suas principais vantagens são cores muito mais vivas, vibrantes e contraste melhorado. Isso acontece por quê cada pixel é iluminado individualmente, para gerar tons de preto, basta desligar a iluminação, que garante “pretos mais pretos” e economia de energia. Esse sistema de iluminação sem painel de luz traseiro, faz com que as TVs OLED sejam mais finas e até mesmo flexíveis.
QLED
MicroLED
E aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre essas tecnologias? Pergunte pra gente nos comentários. E fique ligado no nosso blog para mais novidades sobre tecnologia, curiosidades e muito mais!